Criado na década de 1970, os telefones públicos caíram no limbo na última década. Pouco utilizados, agora os orelhões fazem ligações gratuitas. Serviço é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) devido ao não cumprimento de obrigações por parte da concessionária Oi.
Chamadas locais e de longa distância nacional em orelhões, realizadas de abril a setembro deste ano, não serão cobradas. Medida está em vigor desde 2015. No entanto, determinação ampliou o prazo da gratuidade, que era até o último 30 de março.
A medida é valida para outros 11 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.
Por que a gratuidade
Após fiscalização da Anatel, constatou-se que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.
A Agência estabeleceu ainda que novo controle das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer no dia 31 de agosto. Medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de outubro de 2018 a março de 2019.
Serviço
Quando: de 1/04/2018 a 30/09/2018