Cerâmica da Serra da Capivara é destaque nacional

Quando a protagonista da novela das 19h da Rede Globo, “I Love Paraisópolis”, interpretada pela atriz Bruna Marquezine, serve seus clientes no restaurante os pratos onde as refeições são servidas são verdes e têm o formato de folha. O design da linha que tem saladeira, xícaras, travessas e sousplats é de autoria dos artesãos da Cerâmica Serra da Capivara, em Coronel José Dias, no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.

Image title

A gerente administrativa e financeira da Cerâmica Serra da Capivara, Girleide Maria de Oliveira, afirma que o design da linha Folha é de autoria dos próprios artesãos da cerâmica.

“A criação é do artesão Antônio. O desenho rupestre está em baixo relevo, no fundo das peças e não na frente dos objetos como é tradição da cerâmica”, conta.

Ela afirma que a linha foi lançada no final do ano passado e foi muito bem absorvida pelo mercado. As peças são vendidas em grandes redes de lojas como o supermercado Pão de Açúcar e Tok Stok, não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e Europa, principalmente na França.

continua depois da publicidade

“As peças da linha Folha foram absorvidas no final do ano, período de seu lançamento, ganhou grande destaque no final do ano passado e continua sendo produzida, principalmente agora que aparece na novela das sete da Rede Globo. É um produto muito bem aceito no mercado. É uma novidade boa para a gente”, diz Girleide.

A Cerâmica Serra da Capivara foi fundada em 1992, mas começou a produzir para o mercado em 1994. Hoje, com 23 anos de existência, emprega 30 artesãos que moram no entorno do Parque Nacional e tem capacidade de produzir 12 mil peças por mês, ajudando a preservar um patrimônio da humanidade.

“Foi um longo caminho, de altos e baixos. É uma história complexa, mas que nos dá retornos e alegrias. Hoje, a cerâmica tem um produto de qualidade, com certificações do meio ambiente. Não fazemos escavação do solo, mas o desassoreamento de barreiros para tirar a argila para fazer o produto. Desde a implantação foi desse jeito. Usamos gás e não lenha, e temos a certificação de saúde pública, que garante, pela Vigilância Sanitária, que a cerâmica não ofende o meio ambiente”, afirmou Girleide Maria de Oliveira.

Cerâmica forma seus próprios artesãos

Image title

Os artesãos da Cerâmica Serra da Capivara aprenderam o ofício de produção de cerâmica de alta temperatura na escola da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) com ceramistas italianos e japoneses. Eles são considerados, hoje, grandes artesãos pois também fazem esculturas para aumentar a sua renda.

A cerâmica forma seus próprios artesãos. Os ex-alunos da Escola de Cerâmica da Fundham ensinam o ofício para os jovens e, assim, a tradição vai sendo preservada e repassada aos mais jovens.

“Aprendi o meu ofício de torneador aqui na Cerâmica Serra da Capivara. Nós absorvemos as coisas mais fáceis de fazer e vamos aprendendo as coisas mais difíceis, como trabalhar no torno, onde se modela as peças de cerâmica”, declarou o torneador Manoel Paes Landim, que trabalha há 11 anos na cerâmica.

Marcos Pereira Paz, de 18 anos, é um dos mais novos artesãos da Cerâmica.

“A gente vai pegando o jeito. Quando a gente erra, desmancha e faz outra peça. A gente aprende na oficina da própria cerâmica”, afirma Marcos Paz, que faz hoje o acabamento das peças.

Image title

Texto e fotos: Efrém Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo