É comum que donos de animais tenham dúvidas quando o assunto é a castração do seu bichinho, principalmente por alguns mitos que envolvem a cirurgia. Muitos tutores acreditam que o animal sofre, mas isso não é verdade. “O procedimento cirúrgico é realizado com o animal devidamente anestesiado”, diz a médica veterinária Aline Assis.
Embora uma cirurgia seja, quase sempre, um sinônimo de problemas, a veterinária explica que a operação de castração de cadelas é tranquila e raramente ocasiona complicações, livrando as cadelas de uma série de problemas sérios e comuns.
A especialista responde a seguir, os maiores benefícios da castração, além de esclarecer às dúvidas mais comuns. Confira:
Sitesaoraimundo: O que é a castração de cadelas?
Aline Assis: A castração de fêmeas, que também podemos chamar de OSH (ováriossalpingo-histerectomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do útero, ovários e trompas. Pode ser realizada de forma eletiva ou por consequência de alguma enfermidade como tumor uterino ou ovariano, infecção no útero (piometra), pseudociese, partos patológicos e outras.
Sitesaoraimundo: Qual idade mais indicada para realizar a castração?
Aline Assis: O recomendado é a partir de 6 meses de idade. O animal precisa ser anestesiado, portanto o risco cirúrgico é menor em animais jovens, mas a castração também pode ser realizado em animais adultos e idosos, procure sempre profissionais da sua confiança para a realização de um procedimento seguro.
Sitesaoraimundo: Quais os benefícios da castração ?
Aline Assis: São vários. A castração feita de forma eletiva e precoce, antes do primeiro cio, previne as doenças relacionadas ao trato reprodutivo e neoplasias mamárias, além da prevenção do cio e prenhez indesejada. Além de impedir a reprodução do animal ajudando a controlar o nível de abandono de cães.
Sitesaoraimundo: Como é a recuperação?
Aline Assis: O pós operatório geralmente é tranquilo. Mas tudo depende do cuidado do tutor. O animal não entende que precisa de cuidados e do mínimo possível de movimentações bruscas. As orientações no Médico veterinário devem ser feitas corretamente, e 10 dias após o procedimento é feita a retirada dos pontos.
Sitesaoraimundo: Quais são as técnicas mais usadas?
Aline Assis: O método mais utilizado é por laparotomia na região da cicatriz umbilical e remoção das trompas, ovários e útero. O corte na OSH eletiva geralmente é de 2 dedos, o menos invasivo possível.
Sitesaoraimundo: A castração pode deixar sequelas?
Se feita de forma correta e com materiais seguros, não deixa nenhuma sequela! Procure sempre profissionais capacitados e da sua confiança”, diz Aline Assis.
Se ainda tem dúvidas, converse com um médico veterinário da sua confiança, que poderá aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e os cuidados necessários para recuperação.
Aline Assis é médica veterinária formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco- 2013. CRMV/PI 1152 VP. Especialista médica em cirurgia de pequenos animais pela Qualittas. Sócio proprietária do Espaço Pet com foco na clínica geral e cirúrgica.
Contato: (89) 3509-0420
Siga o Instagram do Espaço Pet: https://www.instagram.com/espacopetsrn/