Carmelita Castro participa do lançamento da Ópera da Serra da Capivara

A Prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, participou do lançamento nesta segunda (17) da primeira edição da Ópera da Serra da Capivara, evento que reúne música, dança, circo, teatro, balé, luz e som no majestoso cenário da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara. O evento, realizado pelas secretarias de Cultura e Turismo em parceria com o ICMBio, Fumdham e Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato. Ocorre entre os dias 23 e 29 de julho, em São Raimundo Nonato, com entrada franca.

Para os organizadores, a ópera surge com o intuito de promover ainda mais a potencial para que o Brasil e os piauienses conheçam a reserva que é considerada Patrimônio da Humanidade.

Este ano, a Pedra Furada será a grande atração da noite, conta a organização do evento. “Dessa vez a Pedra Furada não é mais um plano de fundo. Ela é a peça principal e passará por um tratamento artístico com o vídeo mapping, um tipo de projeção que desafia o olhar. Essa técnica é usada no mundo inteiro, em vários monumentos. No Brasil, foi usado nas Olimpíadas. A equipe que estamos trazendo é a mesma que faz vídeo mapping nos canais de Amsterdã, nas Pirâmides do Egito, nas Pirâmides do México. E no nosso caso, esse tipo de tratamento artístico em monumentos de pedra é raríssimo”, explicou Sádia Castro, coordenadora-geral do evento.

continua depois da publicidade

Durante a ópera, a Pedra Furada vai se tornar um anfiteatro natural a céu aberto. Na Serra da Capivara o visitante ainda poderá conferir um dos únicos parques ambientais que protegem uma área de Caatinga.

Benonias Cardoso

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, o piauiense deve lançar mão na promoção turística e histórica da região. “Vamos dizer que o parque é mundial, mas que também é nosso e sobre ele temos uma enorme responsabilidade. Nós pensamos em um conjunto de ações para divulgar o parque, juntamente com o ICMBio, Fumdham, Iphan, Ministério da Cultura, e do Meio Ambiente”, pontuou.

Benonias Cardoso

“A cidade está preparada, com infraestrutura, com limpeza, iluminação, com a rede hoteleira, com a população inteira envolvida e ansiosa. No evento vamos ter música, teatro e dança. O cenógrafo do evento trabalhou nos eventos paraolímpicos e estamos preparando algo belíssimo. Também teremos ópera na cidade que vai acontecer no dia 23, 24 e 25 julho, que vai ter também teatro e dança dentro da cidade, na Praça do Abrigo. A ideia é propiciar um pouco do festival para as famílias que não puderam se deslocar”, explicou Carmelita Castro.

Programação

Dentre as atrações estão Lenini (Rio de Janeiro), Trio que Chora (São Paulo), Raissa Fayet (Curitiba-PR), Klemente Tsamba (Moçambique), Grupo Harém de Teatro (Teresina), e outros.

Acesse a programação completa e veja como reservar ingressos no site do evento www.operadaserradacapivara.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo