A garantia e o respeito aos direitos dos deficientes físicos, equipamentos que assegurem a mobilidade, transportes adequados e um melhor tratamento para as pessoas com deficiência. Esses foram alguns dos pontos defendidos pelos presentes durante a reunião da Associação Sãoraimundense de Deficientes Físicos – ASADEF. O encontro contou ainda com a participação do Presidente da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato Vereador Eumadeus Pereira e da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Marlene Ribeiro.
Durante a reunião os representantes da ASADEF citaram uma série de dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos, a começar pela falta de veículo adaptado, a falta de profissionais para transportar os portadores dessas necessidades. Apesar de a legislação garantir a inserção de deficientes físicos na sociedade, eles dizem que ainda se sentem na linha dos excluídos. Além de pouco transporte adaptado, eles convivem com calçadas esburacadas, rampa e escadas nos principais órgãos públicos.
Mudar essa realidade e trazer de volta o respeito aos direitos dos deficientes físicos será, segundo a prefeita Carmelita Castro, um dos seus desafios. O primeiro passo, assegura, será garantir o direito dos deficientes, previsto na legislação, e oferecendo mais condições de mobilidade. “A mobilidade está ligada ao direito de ir e vir”, acrescentou.
A prefeita Carmelita Castro também garantiu que dará uma atenção especial ao transporte dos deficientes físicos.