O candidato a vereador de Geminiano, Jairo Costa, foi preso em flagrante na quinta-feira (26) após descumprir medida protetiva contra a ex-esposa, Hildenia Veloso. No dia 12 de setembro, a vítima registrou um primeiro boletim de ocorrência contra o candidato alegando ter sofrido agressões pelo ex-companheiro na frente da filha de 12 anos.
A advogada de defesa, Renata Lustosa, afirmou que a prisão foi ilegal e que já entrou com um pedido de Habeas Corpus para soltura do candidato.
A prisão teria ocorrido porque o candidato descumpriu medida protetiva de urgência que previa o afastamento do lar do casal. Segundo o advogado da vítima, Herval Ribeiro, o candidato Jairo Costa continuava indo e frequentando a residência.
A regra que impede a prisão de candidatos no período próximo à votação não se aplica aos casos de prisão em flagrante.
A defesa de Jairo afirmou que a prisão foi ilegal. “Foi preparada uma prisão ilegal, tendo em vista, que ele reside na casa e ela na casa dos pais. Isso será provado no procedimento processual. Estou com um Habeas Corpus impetrado no tribunal, aguardando decisão”, disse a advogada Renata Lustosa.
Entenda o caso
No dia 12 de setembro, Hildenia Veloso denunciou Jairo Costa alegando que teria sido agredida. O caso ganhou forte repercussão na cidade. O advogado da vítima, Herval Ribeiro, afirmou à TV Cidade Verde que o candidato teria agredido a ex-companheira com tapas, socos e açoites de cinto. Cinco dias depois, foi determinada uma medida protetiva de urgência e o candidato tinha que deixar a residência do casal.
“Ela procurou a delegacia, registrou um boletim de ocorrência, pediu uma medida protetiva, dois dias depois o ex-companheiro dela fez uma ligação para ela dizendo que ia dar cinco tiros na cabeça dela ou dois no joelho para deixar ela aleijada o resto da vida, para ela gravar um vídeo dizendo que tudo era mentira”, afirma o advogado.
Dias após a denúncia de agressão, Jairo Costa postou em suas redes sociais um vídeo onde aparece ao lado de sua ex-companheira desmentindo as acusações e alegando que os dois vivem em harmonia. No vídeo, Hildenia Veloso aparece visivelmente abalada e afirma que as acusações seriam armações políticas.
Na última quarta-feira (25), ela teria passado por outros momentos de violência psicológica com o candidato exigindo que ela retirasse as acusações. Ao chegar na delegacia, a vítima pediu socorro aos policiais.
À TV Cidade Verde, o candidato gravou um novo vídeo alegando que seria inocente das acusações. Na quinta-feira (26) Hildenia publicou em suas redes sociais que estaria novamente sofrendo ameaças pelo candidato. Ela narra ainda que está recebendo acompanhamento psicológico.
“Infelizmente essa pessoa tentou estragar minha vida e ele conseguiu me abalar. Infelizmente ele conseguiu me abalar, ele destruiu muita coisa na minha vida, não só financeiro, mas emocional ele destruiu muito. Está sendo muito difícil fazer esse vídeo porque eu não sou uma pessoa que gosto de me expor, mas é tudo por conta de política. Ele abandonou a vida dele, a família dele por conta de política, dinheiro e poder, coisa que ele nem tem também. Ele acha que tem. Espero que ele enxergue o que está fazendo e pague. Porque cadeia é pouco para o que ele está fazendo comigo e com minhas filhas”, narra.