O candidato a prefeito do município de Rio Grande do Piauí, Antônio Luís (PSD), trocou o candidato a vice-prefeito e anunciou nesta semana a própria filha como substituta do companheiro de chapa. A escolha de Camila Feitosa, que atualmente é vereadora no município, tem dado o que falar, principalmente por parte dos adversários na cidade.
Inapto
O vice de Antônio Luís era Randal Miranda (MDB), mas o político foi obrigado a renunciar à candidatura após a Justiça Eleitoral decidir pela impugnação e torná-lo inapto para a disputa eleitoral. Conforme apurado pela coluna, o próprio Randal optou por indicar a filha do candidato a prefeito para substituí-lo.
E pode, Arnaldo?
Apesar da substituição, a chapa pode novamente enfrentar problemas. Advogada especialista em direito eleitoral ouvida pela coluna afirma que, nessas circunstâncias, a filha não pode ser vice do pai.
Conforme a profissional, Camila Feitosa só poderia ser a vice do pai se já estivesse no cargo de vice-prefeita e fosse pleitear a reeleição. Como se trata da primeira candidatura, ela não pode ser companheira de chapa do pai.
O registro de candidatura de Camila ainda está pendente de julgamento na Justiça Eleitoral.
Adversários
A chapa, por enquanto de pai e filha, disputa a prefeitura de Rio Grande do Piauí com o candidato Leonísio Feitosa (PT). O município de Rio Grande fica a cerca de 350 km de Teresina, na região Sul do estado.