A Prefeitura de São Raimundo Nonato por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Polícia Militar e seu Pelotão Mirim iniciaram nesta quarta-feira (25) campanha de conscientização contra a poluição sonora.
A ação aconteceu através de panfletagem com orientações e informações sobre as leis que dizem respeito ao assunto.
De acordo com a prefeita Carmelita Castro o combate a poluição sonora município já era uma reivindicação antiga da população. “Nesse primeiro momento as pessoas estão sendo orientadas sobre os malefícios da poluição sonora. Estão sendo informadas sobre quantos decibéis são permitidos por lei e de que forma a fiscalização vai acontecer. Há muito a população do município sofre com os excessos sonoros e pediam que fossem tomadas providências e então estamos atendendo a esse pedido, afinal, o seu direito termina quando começa o direito do outro”.
A equipe de fiscalização juntamente com a Polícia Militar percorreram ruas do Centro comercial da cidade, onde abordaram condutores de carros de som que fazem publicidade e proprietários de lojas que utilizam caixas de som para convidar clientes, aferindo o nível de decibeis utilizando decibelímetro com Datalogger profissional.
O secretário municipal do Meio Ambiente, André Landim, falou sobre o assunto: “Vamos passar um período orientando a população, tentando sensibilizá-los e conscientizá-los quanto ao uso abusivo de som que existe na cidade. Essa atividade se faz necessária para que a população saiba que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar irão fiscalizar esse grande problema que incomoda bastante a população”.