Baixa avaliação de estudantes do Piauí provoca reação até no ex-governador

Os estudantes do Piauí voltam a cair na estimativa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Ocupando uma das 10 últimas colocações, o Estado se mantém bem abaixo da média nacional. O Piauí ficou na 22° posição em ciências, na 23° em leitura e na 21° colocação em matemática. Essa situação provocou forte reação no ex-governador Wilson Martins que acha que o nível do ensino caiu da sua gestão para cá.

20091130113657_e133a

“Nossa educação vem caindo em qualidade, levando em conta índices nacionais e internacionais”, afirmou o ex-governador Wilson Martins, que declarou nesta terça-feira (06), depois de avaliar os dados da pesquisa, que em seu governo ele subiu no ranking.

continua depois da publicidade

“No nosso governo saímos da posição 21° para 11°. Piauí volta a configurar  nas 10 últimas colocações”, disse.

Em 2013, quando foi divulgado o levantamento, o Piauí estava entre os 15 primeiros colocados nas três disciplinas avaliadas: leitura, matemática e ciências. Na avaliação do Pisa realizada no ano de 2009, o Piauí ocupou a posição de número 21 com média de 374. No ranking do ano de 2012, o Estado conseguiu o 11º lugar em matemática, com nota 385; 11º lugar em leitura com nota 403 e 10º lugar em ciências com nota 403.

Wilson Martins volta a criticar a atuação do governador Wellington Dias a frente do Estado. Em entrevista o ex-governador afirmou, no final do mês passado, que nestes dois anos não viu o Estado fazer nenhum grande investimento.

“Infelizmente eu não vi ainda nenhuma novidade nesses dois anos de governo. Ele (WD) está apenas dando continuidade ao meu governo. Deixamos uma boa quantidade de recursos do Banco do Brasil, projeto de desenvolvimento, e alguns recursos que só foram liberados no inicio deste ano. São recursos de obras que estão sendo realizadas agora. Então eu não vejo um grande investimento, grande projeto de governo”, declarou.

Ranking

Não só o Piauí, mas também o país caiu no ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática.

Os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira (6) e mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas.

O Pisa busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como de países parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo