Aprenda a identificar alimentos estragados para não adoecer

Identificar se um alimento está estragado, através da cor, consistência e cheiro, antes de comprar ou comer, pode evitar uma intoxicação alimentar porque uma pequena alteração na cor ou cheiro do alimento pode indicar que estão presentes bactérias que prejudicam a saúde, podendo provocar diarreia ou vômitos. No caso dos alimentos industrializados, verificar sempre a data e o prazo de validade, que está no fundo ou na tampa da embalagem, é uma excelente forma de garantir que não se come alimentos estragados. Os alimentos que ficam estragados na geladeira com maior facilidade são, principalmente a carne, peixe, ovo, frutas, vegetais e verduras. Algumas dicas para verificar se esses alimentos estão estragados podem ser:

Carne – Verificar a cor. Se estiver um pouco cinza, verde ou azul já não está boa para comer. Pressionar um pouco a carne com um dedo também ajuda a identificar a integridade do alimento, pois quando está viscosa já não deve ser consumida.

 

continua depois da publicidade

Peixe – Sentir o cheiro. Se o cheiro do peixe estiver muito intenso, ele com uma coloração marrom ou amarelada e os olhos do peixe não estiverem brilhantes, o peixe não deve ser consumido.

Ovo – Colocar o ovo em um copo cheio de água. Se o ovo ficar no fundo da taça, está bom para comer, porém, se flutuar, está estragado.
Frutas – Verificar se tem furinhos. Quando tem é sinal de que a fruta foi picada por insectos e, por isso, pode estar contaminada e não é aconselhado comer.

Vegetais – Verificar a cor e cheiro. Quando uma parte do legume está estragado, cozinhe a parte que está boa, por exemplo, no caso do cenoura que tem uma parte estragada, não use a parte boa da cenoura para a salada, mas sim no refogado ou para fazer sopa.
Verduras – Verificar se as folhas estão amareladas, pois é um sinal de que já não deve ser consumida.
Na geladeira os alimentos depois de cozidos podem ser guardados por 5 dias, mas antes de comer é importante verificar de novo a cor e cheiro do alimento, para garantir que não estão estragados.

 

 

Como evitar comer alimentos contaminados

A diferença entre alimentos contaminado e estragado é que os alimentos estragados têm cheiro, consistência e cor alterada enquanto que um alimento contaminado não tem alterações. Para evitar alimentos contaminados é fundamental lavar bem e ferver os alimentos para matar os microrganismos que possam ter contaminado o alimento. Os alimentos estragados assim como os alimentos contaminados podem provocar intoxicação alimentar, gastrite, diarreia, vômito, gases ou dor abdominal.

 
Fonte: Tua Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo