Muitas foram as comemorações em homenagem aos 106 anos de emancipação política da cidade de São Raimundo Nonato. As 6 horas da manhã da segunda-feira (25) foi possível ouvir os fogos de artifícios que despertavam a população sinalizando que o dia seria de festa.
As 8 horas, populares e autoridades se reuniram na sede do executivo municipal para o hasteamento de bandeiras, momento em que foi cantado, em sinal de respeito, o Hino Nacional do Brasil e o Hino Municipal de São Raimundo Nonato.
As 10 horas começaram as inaugurações, como forma de presentear o município e a população. A Primeira obra a ser inaugurada foi a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil Pedro da Silva Dias. A Unidade já existia desde a gestão passada, mas foi nessa gestão que recebeu a estrutura necessária para o pleno funcionamento. O nome da Unidade de Acolhimento é em homenagem ao auditor fiscal Pedro Dias (in memoriam) , pai da vereadora Ana Dias, que muito emocionada, agradeceu a prefeita Carmelita Castro em nome de toda a família. “Hoje é um dia especial para nós sanraimundenses e também para minha famílila, pois nossa gestora, Carmelita, nos concedeu um grande presente, que foi reativar e reestruturar a Unidade de Acolhimento que leva o nome do meu pai. Essa obra é muito importante para todo o município e esse olhar especial que você teve com este prédio, nos deixa muito feliz e emocionados, só temos a agradecer”.
Os moradores do Conjunto Zé Lau, Coahb Portelinha, comemoravam com banda e churrasco o calçamento que há muito era reivindicado, mas que somente na gestão da Carmelita Castro, o sonho se tornou realidade. “Tem 30 anos que existe esse conjunto e somente agora, graças a prefeita Carmelita, a Portelinha ganhou o tão sonhado calçamento”, disse a comerciante Mauricélia, moradora da Cohab Portelinha.
Na oportunidade, estiveram presentes; o Governador do Estado, Wellington Dias, a Vice Governadora, Margarete Coelho, Senador Ciro Nogueira, Deputados Federais Marcelo Castro e Paes Landim, Deputado Estadual Hélio Isaías, o secretário Estadual de Transportes, Guilhermano Pires, vereadores de São Raimundo Nonato e prefeitos da região da Serra da Capivara.
A Vice Governadora Margarete Coelho relembrou um dos momentos em que esteve em São Raimundo Nonato durante a campanha política para prefeito e destacou um fato que chamou sua atenção. “Lembro prefeita Carmelita, de quando passamos aqui em carreata, na sua campanha eleitoral. Quando os carros passavam a poeira subia e alguns moradores enchiam as mãos de terra e jogavam pra cima, mostrando a poeira, como forma de reivindicação pelo calçamento. Lembro também das suas palavras, afirmando que se eleita, não terminaria seu mandato sem calçar as ruas da Portelinha e hoje estamos aqui inaugurando o calçamento, mostrando que você honrou com a sua palavra”, afirmou Margarete Coelho.
Ainda na área de mobilidade urbana, foi inaugurada a via que liga a Avenida João Dias (Av. dos Estudantes) até a BR 020, desafogando o trânsito do centro do município. A nova avenida recebe o nome de Agostinho de Castro, avó de Carmelita Castro, um dos maiores comerciantes da região, que se destacou com ações que beneficiaram o município; ajudou a desenvolver a economia, foi vice prefeito de São Raimundo Nonato por duas vezes e juiz leigo do município. O recurso utilizado para a execução da obra foi de emenda parlamentar da vice governadora e neta de Sr. Manoel Agostinho, Margarete Coelho, enquanto exercia o mandato de deputada estadual.
Finalizando a sequência de inaugurações, Carmelita Castro inaugurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Cipó, onde, de acordo com o secretário Jussival Júnior, o local está pronto para começar os atendimentos. “Aqui é mais uma Unidade Básica de Saúde inaugurada, que recebe toda a estrutura necessária para atender da melhor forma a população. Uma obra que estava abandonada pela gestão passada, mas que hoje foi concluída, o prédio todo reformado, bem estruturado, que está sendo entregue com todos os equipamentos necessários, dispondo de profissionais qualificados para melhor atender a população”.
Finalizando o dia, Carmelita Castro participou de solenidade em homenagem a personalidades que, sendo filhas de São Raimundo Nonato, ou não, se destacaram de alguma forma no exercício da profissão e contribuíram para o desenvolvimento do município, Piauí e Brasil. As pessoas foram homenageadas através de medalhas e certificados, instituídos pela prefeita Carmelita através do decreto 067 de 14 de junho de 2018. As Medalhas possuem três categorias: Medalha Mérito Dom Inocêncio, homenageando as pessoas em memória, Medalha Serra da Capivara, para os que não são filhos da terra e Medalha Caatinga, para os filhos da terra. Um dos homenageados foi a ex primeira dama Terezinha Ferreira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e pelo Hino de São Raimundo Nonato, que é de sua autoria.
A Prefeita Carmelita Castro participou ainda de eventos esportivos, missa e culto em agradecimento aos 106 anos do município.
“Parabéns a minha querida cidade de São Raimundo Nonato, pelos seus 106 anos de emancipação política. Hoje vivemos um novo tempo, tempo de novos desafios e também um tempo de novas conquistas. Hoje foi dia de cantar parabéns, de festejar e principalmente, de agradecer a Deus pelas conquistas alcançadas; calçamentos, reestruturação de praças, reforma de prédios escolares, novos equipamentos nos poços da zona rural, conclusão das UBSs, enfim, é tempo de celebrar o novo e tempo de continuar lutando para que mais benefícios venham para nossa cidade”, disse Carmelita.