Amamentar entenda os benefícios e sua importância

Aleitamento materno, é o processo natural de alimentação para todo bebê. Essencial para fortalecer o sistema imunológico, esse processo irá auxiliar no desenvolvimento facial, bucal e dentição do bebê.

De acordo profissionais da saúde, a boa alimentação da mãe é fundamental para que o leite seja produzido com vitaminas suficientes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) destaca sobre a existência de anticorpos que são encontrados exclusivamente no leite materno sendo, portanto, o primeiro alimento essencial para a saúde do bebê.

continua depois da publicidade

Com tanta importância, profissionais da saúde recomendam que o leite materno seja a única fonte de alimentação para o bebê até o 6º mês de vida. Isso acontece devido aos seus diversos benefícios para o recém-nascido.Os principais são:

  • Baixo índice de cólica;
  • Fornecimento de nutrientes;
  • Desenvolvimento do sistema nervoso;
  • Prevenção contra alergias;
  • Prevenção de anemia.

O aproveitamento da amamentação durante a infância causa impacto na vida adulta de acordo a diretora executiva do UNICEF, Henrietta H. Fore. Foi comunicado pela OMS,que o aleitamento salva vida,devido às suas propriedades nutricionais reduzindo, portanto, o índice de mortalidade infantil, causados por desnutrição.

Proveito da amamentação para as mamães

Além das vantagens para os bebês, a amamentação também é benéfica para as mães. Após estudo publicado pela Universidade de Harvard, foram levantadas as qualidades do aleitamento para a saúde da mulher.

Neste estudo, foi divulgado que amamentar por um ano reduz em 15% o risco das mães desenvolverem diabete tipo 2. Outros estudos médicos, alegam que amamentar reduz o risco de desenvolver câncer de mama e ovário. Além disso, a ação também contribui com o emagrecimento da mulher no pós-parto.

Outro benefício de preço inestimável, tanto para as mães quanto para os bebês, é o estímulo do vínculo afetivo entre os dois.

Orientações médicas quanto a uso de fórmulas

Profissionais da saúde orientam evitar o uso de fórmulas infantis (leite em pó infantil), em função dos benefícios que o leite materno possui. Porém, não são todas as mãe que conseguem amamentar por conta de motivos pessoais e aleatórios. Nestes casos, é recomendável procurar um médico para receber as orientações adequadas, sobre qual melhor tipo de leite para o seu bebê.

Realização:  bradesco saúde planos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo