Alunas do curso de Turismo da Uespi participam de projeto social na Serra da Capivara

Alunas do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) participam do projeto “Expedição Serra da Capivara”, no município de São Raimundo Nonato, no período de 11 a 31 de julho.  A ação foi idealizada por universitários, professores e profissionais de diversos estados brasileiros, com o propósito de oferecer mão de obra qualificada e sem custos, para desenvolver e aplicar soluções de restruturação do Parque Nacional da Serra da Capivara.

ece448b1b6_media

As alunas Jara Figueredo e Amanda Souza, do 5º período de Turismo da Uespi, tomaram conhecimento do projeto por rede social e participaram da seleção para a área do turismo. Nesses 20 dias de trabalho, os integrantes da rede planejaram atividades e foram divididos em três equipes. Os voluntários ficam em média uma semana no parque. O projeto fez parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para acomodação dos grupos durante a expedição. O primeiro contato dos estudantes é para coletar informações do parque e produzir material de campo.

continua depois da publicidade

De acordo com a aluna Jara Figueredo, a expedição já conseguiu realizar a primeira etapa que focava num contato mais social com a comunidade próxima ao parque.  “A equipe do turismo está atuando para tentar entender os motivos do município não se desenvolver turisticamente”, afirmou.  O grupo aplicou questionários e realizou reuniões com alguns chefes de órgãos públicos, para captação de dados. Consultaram também a visão dos turistas, moradores da região e donos de estabelecimentos.

Após essa etapa, conforme a discente Jara, a equipe vai traçar objetivos e definir um planejamento para estimular o aumento da atividade turística na região. “ O turismo precisa ser trabalhado de forma certa e vamos corrigir os erros e aperfeiçoar os acertos”, ressaltou. “Para alguns membros da comunidade, o turismo é visto com bons olhos, pois acreditam que a cidade se desenvolve mais. Outros acham que o turismo na região beneficia apenas as pessoas que tem algum vínculo com o parque”, comentou Amanda Souza.

Segundo a estudante, a cidade de São Raimundo Nonato ainda não está preparada para receber um fluxo grande de turistas. Ela acredita que, com o desenvolvimento local, é possível tornar a cidade um forte polo turístico do estado.

A coordenadora do projeto, Maria Vitória Ramos, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Libero (SP), ressaltou que o intuito é criar uma rede nacional de apoio ao parque e à população do seu entorno, envolvendo  estudantes universitários de todo o país.  “O porquê de envolver estudantes é que a nossa ideia deve ser permanente. Quando eles não tiverem mais tempo para se envolverem com trabalhos voluntários, vão aparecer outros mais novos, com energia e tempo para substituir, e, assim, o projeto se mantém de forma contínua”, finalizou a coordenadora.

Para mais informações sobre o projeto, acesse a página do facebook e o site da campanha de financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo