Os votos que deram contra o impeachment de Dilma Rousseff, na sessão deliberativa da Câmara Federal do dia 17 de abril passado, não acabaram com o prestígio dos deputados federais piauienses Marcelo Castro (PMDB), ex-ministro da Saúde, e Francisco Antônio Paes Landim (PTB) junto ao presidente Michel Temer: os dois conseguiram manter seu naco de poder federal no Piauí.
Castro assegurou a permanência de seu apadrinhado Alisson Pego, na Conab, e Landim indicou o delegado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
EXCLUSIVAS
Correios e Infraero
O deputado federal Júlio César, presidente do PSD, vai indicar os novos diretores no Piauí dos Correios e da Infraero.
DNOCS e Pesca
Caberá à deputada federal Iracema Portella, indicar os novos diretores do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) e representação do Ministério da Pesca.
Átila pegou um “filé”
O deputado federal Átila Lira (PSB), também ganhou dois cargos. Um deles, a representação da Fundação Nacional de Saúde, é considerado verdadeiro “filé” no meio político. O outro foi a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais).
MDA e Chesf
As direções do Ministério da Agricultura no Piauí, e da Chesf – Companhia Elétrica do São Francisco, foram confiadas a indicações do deputado Rodrigo Martins (PSB).
Heráclito Fortes
Outro deputado do PSB, Heráclito Fortes, vai indicar o superintendente do IBAMA, e o superintendente do Patrimônio da União, no Piauí.
Codefasf
O senador Ciro Nogueira vai indicar o diretor da Companhia do Vale do São Francisco (Codevasf). É outro cargo muito importante.
Elmano votou contra mas manteve o DNIT
O tão cobiçado cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), permanece sob controle do senador Elmano Férrer, que votou contra a admissibilidade do impeachment no Senado da República.
Rafael Leitoa consegue redução de impostos
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembeia Legislativa do Estado do Maranhão, o deputado de Timon Rafael Leitoa (PDT) comemora ato do governador Flávio Dino (PC do B) que sancionou projeto de lei de sua autoria, que reduz o valor dos impostos cobrados para dois produtos farmacêuticos: repelentes para insetos e protetores solares com proteção acima de 30 por cento.
Receptividade popular
O projeto do deputado Rafael Leitoa, que é primo do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, obteve uma grande receptividade popular porque são dois produtos altamente procurados hoje em dia e cujos preços vão baixar nas farmácias do Estado do Maranhão.