Foi aprovado e duas votações nesta terça-feira (21) no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto que autoriza o Governo do Piauí a contrair crédito na ordem de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil. Também foi aprovado a autorização para que o governador Rafael Fonteles (PT-PI) faça a viagem internacional para a Estônia e Portugal.
O crédito de R$ 2 bilhões será para investimentos nas áreas de infraestrutura de transportes (rodovias e outros modais), mobilidade urbana, obras de urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica e aporte de capital para empresas estatais ou sociedades de economia mista.
O governador do Estado ponderou que o valor vai viabilizar a execução e conclusão de ações de infraestrutura nas rodovias, incluindo a pavimentação, restauração e conservação de rodovias; além de iniciativas em outros modais de transportes, como o ferroviário e aéreo.
Viagem internacional
A viagem para a Estônia, no período de 31 de março e 5 de abril de 2023, e para Portugal, entre 6 a 9 de abril deste ano. A visita ao exterior tem como objetivo uma cooperação tecnológica para os distintos setores, tendo em vista que a Estônia é o país mais digital do mundo. Quanto a Portugal abrange o desenvolvimento da produção de hidrogênio verde no Piauí, que é considerado o combustível do futuro.