Air Melancia – Novo negócio no Aeroporto de São Raimundo Nonato

No último dia 26 deste mês, o Jornal da Globo exibiu uma matéria – ver aqui  – sobre o Aeroporto de São Raimundo Nonato, inaugurado em Outubro de 2015 e fechado até hoje, aliás literalmente fechado!

 

continua depois da publicidade

Uma cerca foi improvisada na entrada, evitando qualquer visitação ou acesso ao estacionamento, portas do moderno terminal do aeroporto, construído com o nome pomposo de Internacional (apesar de não ter área alfandegada, posto da PF e RF, Anvisa, etc…). No entanto a jornalista da TV Globo conseguiu transpor a cerca e aí encontrou um “negócio” em pleno vapor na área do aeroporto, uma plantação de melancia!!!

 

 

É o Piauí ridicularizado em rede nacional, bizarro, indescritível! É a Air Melancia, que divide o espaço no aeroporto com a AeroUrubu! Mas vamos falar sério agora…

  1. O Governo diz que tem feito de tudo para trazer empresas aéreas, será que tem mesmo?
  2. Vejo a população através de facebook pedindo voos em páginas das empresas, mas sem a mínima noção, esperando por exemplo que a MAP de Manaus vá operar entre São Paulo e São Raimundo, sequer tem avião adequado para tal.
  3. Se Parnaíba que tem o apelo da praia, paixão do brasileiro em geral, até o momento não conseguiu firmar uma linha com amplitude de horários e frequências, imagine São Raimundo.
Dizem que a Piquiatuba Taxi Aéreo, sediada em Santarém, Pará, vai operar a rota São Raimundo Nonato – Picos – Teresina (estou curioso para saber onde vão abastecer esse avião caso a rota saia do papel para fazer ida e volta…). Eu já havia reclamado sobre infra-estrutura em outro artigo sobre abastecimento para aeronaves.
Sinceramente? Não vejo voos em São Raimundo Nonato por enquanto, torço para que a Piquiatuba chegue lá de fato, pois tem o avião adequado para tal: Cessna Caravan, mas que as pessoas entendam que a passagem não será “promoções de 100 reais”, aviação regional é algo CARO! O governo deveria ir até a Avianca Brasil, que tem uma operação densa em Petrolina e convidar a empresa a analisar uma possível inclusão de São Raimundo, tornando 1x por semana ou 2x por semana algum dos voos de Petrolina em um triangular BSB – SRN – PNZ – BSB ou GRU – SRN – PNZ – GRU. Sempre na ótica do triangular, amadurecendo o mercado e sobretudo usando PNZ como ponto de apoio para o bendito reabastecimento. Sei que a Avianca opera BSB – PNZ ida e volta, só não recordo se há um GRU – PNZ – GRU, ou se o voo é feito “cruzado” com SSA. Cito a Avianca Brasil por ter uma operação bem densa na cidade. Mas podem ir atrás das demais operadoras é claro, mas com a humildade de ofertar como um produto complementar e aí sim veremos se existe a demanda tão falada ou não.
Vale lembrar que Lençóis, Bahia, tem um excelente aeroporto – com bombeiros, abastecimento, etc – foi construído no Governo Antonio Carlos Magalhães, com o intuito de desenvolver o turismo na Chapada Diamantina, e a Bahia é nota 10 em promoção turística (vide Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo, Sauípe, etc…), mas desde 1993 este aeroporto está lá e não “pegou” para voos diários, atualmente tem 2 frequências Belo Horizonte – Lençóis – Belo Horizonte e outras duas oriundas de Salvador, ambas operadas pela Azul com ATR72 (sem ouvir reclamações de que é avião turbohélice). Vejam só 1993… ou seja 23 anos que este aeroporto está operacional, sendo que ficou várias vezes sem serviços regulares. Sem ações preliminares, com voos em baixa frequência, o local jamais irá desenvolver seu potencial e estará fadado a servir apenas a urubus, aviação privada e melancias!
Ah, um recadinho para secretaria de turismo, governo etc, eu presto consultoria para aviação regional, estamos a disposição para desenvolver o meu querido estado!
Blog Mirante – Portal o Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo