Aeroporto e Parque: turismo e futuro no Parque Nacional Serra da Capivara

O município abriga parte do Parque Nacional Serra da Capivara, uma das principais atrações turísticas do Piauí. Por muito tempo turistas e visitantes precisaram enfrentar estradas ruins para chegar ao local. Porém, os investimentos dos últimos 12 anos em melhoria dessas vias mudou esse quadro.

Além de rodovias em bom estado, o turista agora conta com o Aeroporto recém inaugurado (que leva o nome do Parque). Investimentos em infraestrutura que visam garantir uma chegada mais rápida e segura ao Berço do Homem Americano, e prometem desenvolver o potencial turístico da região.

continua depois da publicidade

Visitante no Parque Nacional Serra da Capivara. Foto: Fumdham

Uma região promissora

Mas não é apenas São Raimundo Nonato que espera desenvolvimento através do turismo arquelógico e ambiental. Os limites do Parque Nacional Serra da Capivara envolvem também os municípios de Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Entre os 04 municípios, João Costa possui a segunda maior parte do territorio do Parque e abriga diversos sítios, como os das localidades São João Vermelho, Cambraia, Alegre e Pedra Una.

“Antes as pessoas iam de São João do Piauí para São Raimundo Nonato aqui por ‘dentro’. Hoje é possível restaurar esse caminho, em consonância com o governo estadual e com a Fumdham [Fundação Museu do Homem Americano), e incluir nosso município nessa rota turística”, defendeu o prefeito de João Costa, Gilson Castro, referindo-se a uma antiga estrada que cruza o parque e caiu em desuso após a pavimentação asfáltica da BR-020.

“Para preparar a cidade, investimos em infraestrutura e em educação. Nosso município é rico em água, o que também pode atrair turistas e investidores. Para tornar ainda mais atrativo, instalamos internet gratuita no Cambraia e vamos instalar em mais localidades. Estamos investindo para receber turistas e para atrair empresários e investimentos no setor hoteleiro, que podem apostar em hotéis e chácaras em locais que levam aos sítios”, completou o gestor.

Gilson Castro informou ainda ter solicitado ao governador Wellington Dias que incluísse João Costa na rota turística do Parque. “Fomos prontamente atendidos, o governador autorizou a pavimentação asfáltica e o governo do estado já entrou em ação. O DER [Departamento de Estradas e Rodagens] veio aqui e realizou o levantamento de viabilidade da pavimentação, então já estamos na fase de finalização do projeto de viabilidade”, informou o prefeito.

“Além disso, João Costa foi incluso no PPA [Plano Plurianual] e no planejamento de aplicação dos R$ 10 milhões que o governador anunciou para o investimento no turismo da Serra. Esperamos também envolver todos os municípios da região para torná-la mais uma rota turística do Piauí”, completou o gestor.

Wellington Dias e Gilson Castro. Foto: Arquivo pessoal

O envolvimento com as atividades turísticas do Parque é almejado por diversos municípios da região. “O turista pode conhecer nossos parreirais, seguir para a Serra da Capivara, tanto por João Costa como por Coronel José Dias, conhecer o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, depois seguir para a Serra das Confusões, enfim, seria uma nova Rota das Emoções”, defendeu o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, que também planeja integrar o município (que faz parte do Território Serra da Capivara), situado a 100 km de São Raimundo Nonato, à rota turística do Parque.

Serra das Confusões, município de Caracol. Foto: André Pessoa

Serra da Capivara

A Serra da Capirava tem grande potencial turístico. É o maior sítio arqueológico aberto do mundo. Estima-se que, após funcionamento do Aeroporto, o Parque seja capaz de receber um milhão de turistas/ano.  De acordo com a Fumdham, o Parque possui grande concentração de sítios arqueológicos, grande parte contendo pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente).

Niede Guidon durante pesquisas arquelógicas. Na foto, encontrados fósseis humanos. Foto: Fumdham.

São ao todo 912 sítios cadastrados, sendo 657 com pinturas rupestres. Além disso, possui outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, aldeias de ceramistas-agricultores, ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e sítios arqueo-paleontológicos

Além da riqueza arqueológica, o meio ambiente local apresenta vales e planícies, sendo o Parque Nacional Serra da Capivara o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas.

Vegetação da Serra da Capivara. Foto: Alexandre Uchôa

Sua fauna e flora específicas são diversificadas e ainda pouco estudadas. É considerada uma das últimas áreas do semi-árido detentoras de importante diversidade biológica. As paisagens locais, que expressam uma beleza natural, surpreendem com pontos de observação privilegiados e também contribuem para o desenvolvimento do turismo cultural e ecológico, e, consequentemente, para o desenvolvimento da região.

Registro de onças pelo fotógrafo André Pessoa, que pesquisa e registra a fauna da região da Serra da Capivara. Foto: André Pessoa

Turismo e futuro

“O território Serra da Capivara já é uma área bastante atraente por seus mistérios e pela receptividade de seu povo. Com a inauguração do Aeroporto, sem dúvidas será um dos destinos mais procurados no setor turístico do nosso estado. Veremos daqui há alguns anos um grande desenvolvimento daquela região”, defendeu o Secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior.

Desenvolvimento que se tornará possível com as atividades do Aeroporto Serra da Capivara. Uma obra envolta em polêmicas, mas que é muito importante e merece um voto de crédito do piauiense. É o que vamos ver em nossa próxima matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo