O aeroporto de São Raimundo Nonato (a 515 km de Teresina) deve passar a receber voos diários ainda em 2023. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01) pelo governador Rafael Fonteles (PT), durante a solenidade lançamento do programa “Aqui Tem Turismo”, no Palácio de Karnak.
Segundo o governador, os voos que acontecem atualmente às quintas e domingos devem se tornar diários após a conclusão das obras do Hotel Serra da Capivara, que estão sendo realizadas através de parceria público-privada. A previsão é que a inauguração aconteça em agosto.
“Hoje os voos acontecem às quintas e domingo. Já expandiram para mais um dia. Quando estiver pronto o hotel feito em PPP, Possivelmente teremos esse voo diário, vindo de Campinas (SP), Recife (PE), Petrolina (PE) e São Raimundo Nonato, diariamente fazendo esse retorno”, disse o governador.
A expectativa do governo é que os voos regulares no aeroporto de São Raimundo Nonato possibilitem o aumento do número de visitantes no Parque Nacional Serra da Capivara, considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, além dos demais atrativos turísticos da região.
“A Serra da Capivara é muito apreciada por pessoas do mundo todo, em especial da região Sudeste do Brasil. Há muita gente optando por fazer esse tipo de turismo. É uma tendência. O turista quer experiências autênticas, memoráveis, não quer só ver e tirar foto em um belo cartão postal. O Piauí tem tudo a ver com isso, porque temos vários roteiros que envolvem essa experimentação do turista”, destacou Rafael Fonteles.
Os dois voos semanais para o aeroporto de São Raimundo Nonato, às quintas e domingos, começaram a operar no último mês de dezembro. Os voos são realizados por aeronaves ATR 600 da Azul Linhas Aéreas, com capacidade para transportar 70 passageiros.
Incentivo ao turismo
O governo do Piauí anunciou nesta quinta-feira (01) vai conceder a isenção de 0,3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas que patrocinarem ou incentivarem projetos de fomento ao turismo no Piauí.do o secretário Estadual de Turismo, Pablo Santos (MDB), a ação terá um impacto de R$ 600 milhões e permitirá a viabilidade para ações de infraestrutura, manutenção de espaços, eventos, novos cursos, pesquisas e projetos de inovação e tecnologia.
“Inicialmente, o governador achou por bem começar com 0,3% de isenção de ICMS, que corresponde, em média a R$ 6 milhões. Vamos abrir editais públicos para que as pessoas possam participar sem distinção, qualquer pessoa. Não é o deputado Pablo quem vai determinar se é a pessoa A ou empresa B, é o Conselho Estadual de Turismo,”, destacou.
Segundo o secretário, o início da previsão do edital está previsto para o começo do segundo semestre. A análise das propostas será feita pelo Conselho Estadual do Turismo, que é composto por 11 instituições governamentais e 11 instituições governamentais
Na solenidade, também foi lançado o programa “Aqui Tem Turismo”. Ainda foram apresentados projetos que englobam o Sistema Estadual de Turismo, criado por lei do deputado Henrique Pires (MDB) e formado por 11 entidades não-governamentais.
Natanael Souza