Fiscais da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) de Fortaleza (CE) deflagraram, nesta quinta-feira (6), operação interestadual para identificar os supostos caçadores que aparecem em um vídeo comemorando a captura de onze tatus peba em apenas uma noite.
Os fiscais estão no Piauí porque, segundo o que foi investigado, a caça dos onze tatus foi feita em uma fazenda localizada na divisa do município piauiense de Pio IX, distante 440 Km de Teresina, com a cidade de Parambu (CE). O agente de Fiscalização do IBAMA, Fábio Bandeira, conta que a ação é uma resposta à comemoração feita no vídeo.
“O IBAMA veio dar uma resposta ao vídeo. Viemos de Fortaleza para identificar os caçadores. São seis e já identificamos quatro. Vamos ficar na região até quinta-feira e só vamos sair quando identificar todos seis”, garante Fábio Bandeira.
Entre os identificados está o autor da filmagem, que se orgulha da caça “bem sucedida” e conta que a captura dos onze tatus aconteceu entre os dias 25 e 26 de julho. Segundo o IBAMA, quatro pessoas que aparecem nas imagens moram na cidade de Francisco Santos e duas em Pio IX.
“Eles formam um grupo que passa as noites entre sábado e domingo caçando”, acrescenta o agente de Fiscalização. O IBAMA garante que, assim que todos forem identificados, serão multados por caça. A multa é R$ 500 por animal capturado.
A Polícia Civil também investiga o caso.
“Infelizmente a pena para crimes ambientais são pequenas. Eles estão sendo investigados e vão responder por um processo criminal”, adianta o delegado Aureliano Barcellos.
Dois identificados foram intimados e prestarão depoimento na próxima semana.
Izabella Pimentel