Ordem DeMolay de São Raimundo Nonato sedia congresso histórico

Neste último final de semana foi realizado o III Fórum Estadual de Lideranças da Ordem DeMolay do Piauí. Nos dias 6, 7 e 8 de Maio caravanas de diversas regiões do estado desembarcaram na cidade de São Raimundo Nonato e foram calorosamente recebidas pelo Capítulo Serra da Capivara, anfitrião do evento e representante do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) na cidade. O evento ocorreu nas dependências da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

Em âmbito nacional, as solenidades foram prestigiadas por Ilan Kelson (Grande Mestre Nacional), Marcelo Leal (Secretário- Geral do SCODB), Raul Groppo (Presidente da Comissão Nacional de Treinamentos) e Raul Rodrigues (Mestre Conselheiro Estadual-PE).

Em âmbito estadual, engradeceram o evento o Secretariado do GCE-PI e GELJ-PI – sob a autoridade de Tiago Iglesias (Grande Mestre Estudual) e Adão Neto (Mestre Conselheiro Estadual-PI). Além desses, marcaram presença o Joaquim Guedes (Grande Mestre Estadual Adjunto) e o Samuel Geovane (Mestre Conselheiro Estadual Adjunto).

continua depois da publicidade

No círculo maçônico, grande fomentador das atividades da Ordem DeMolay, as solenidades tiveram a honra e a felicidade de receber José Antonio Dias (Grão-Mestre do GOB-PI), Dirceu Iglesias (Legionário de Honra do SCODB) e o Pedro Graciano (Grande Secretário Chefe do Cerimonial do GOB-PI).

Não obstante, o evento contou com a presença de quase a totalidade dos Capítulos do estado. Guardiões do Piauí Nº 370 (Teresina), Luiz Ribeiro Gonçalves Neto Nº 408 (Teresina), Professor Carvalho Neves Nº 500 (Teresina), José Francisco de Sales Nº 774 (Água Branca), João Noleto de Sousa Nº 423 (Floriano), Enéas Nunes Maia Nº 457 (Canto do Buriti), Antonio Cardoso de Albuquerque (Picos), Raimundo Nonato de Brito (Bocaina), Esperança Jovem Simoense Nº 474 (Simões), João Saraiva Leão Nº 754 (Paulistana), Humberto da Fonseca Benvindo Nº 699 (Bom Jesus) foram efetivamente representados pelas comitivas, bem como pelas Diretorias Juvenil e Adulta.

Entre excelentes e enriquecedoras palestras, capacitações e visitas culturais e turísticas, o evento histórico ficou marcado pela irmandade entre os integrantes proporcionada pelos grandiosos esforços exercidos pelo Capítulo anfitrião – Serra da Capivara Nº 747 – para a realização das solenidades.

Por outro lado, o congresso favoreceu a oportunidade de conhecer o patrimônio cultural da gênese do homem americano. Os congressistas visitaram o Museu do Homem Americano, local de exposição de inúmeros artefatos pré-históricos que registram os comportamentos, a presença e os rituais humanos datados de milhares de anos atrás.

Ao fim do evento, os participantes conheceram as especificidades históricas do Parque Nacional Serra da Capivara, possuidor da maior concentração de sítios arqueológicos das Américas (aprox. 1600), bem como detentor dos vestígios mais longínquos, cronologicamente, da ocupação humana no continente americano.

O Capítulo Serra da Capivara nº747 do Supremo Conselho da Ordem DeMolay agradece fortemente a todos os apoiadores deste sonho que veio se tornar realidade neste último final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo