Cerca de 147 mil piauienses ainda não declararam Imposto de Renda em 2025

Com apenas 10 dias para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda 2025, cerca de 147 mil contribuintes no Piauí ainda não acertaram as contas com o Leão. De acordo com dados da Receita Federal, até esta segunda-feira (19), 243 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) haviam sido enviadas no estado, o que representa 64% do total esperado, que é de 390 mil declarações.

Segundo o auditor fiscal e delegado adjunto da Receita Federal no Piauí, Lima Júnior, o uso da declaração pré-preenchida pode facilitar o processo e evitar erros.

“A Receita Federal tem o Meu Imposto de Renda, que a gente chama de MIR. Nele já vem todos os dados que a Receita tem do contribuinte — dados de fonte pagadora, os bens, com base na declaração do ano passado e outros tipos de informação, como despesa médica. Tudo que a Receita tem de dado do contribuinte, ela está disponibilizando na declaração pré-preenchida”, esclarece Lima Júnior.

O delegado destaca ainda a importância de os contribuintes enviarem suas declarações com antecedência, além de utilizarem os canais oficiais para sanar dúvidas.

“No site da Receita Federal tem lá o ‘Perguntão’, que é o Perguntas e Respostas 2025, onde o contribuinte pode obter esse material na internet. Lá tem todo tipo de dúvida que o contribuinte imaginar: sobre dependente, o que é renda, o que não é renda, algum caso específico de operações na Bolsa de Valores, esse tipo de coisa”, acrescenta.

Para 2025, a Receita Federal estima o recebimento de 46,2 milhões de declarações em todo o país — um crescimento de 7% em relação a 2024.

Multa para quem não declarar

A Receita Federal alerta que quem não enviar a declaração até o dia 30 de maio de 2025 estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido, acrescida de juros com base na taxa Selic.

Por isso, o delegado Lima Júnior reforça o apelo para que os contribuintes não deixem para a última hora.

“Contribuinte, não deixe para a última hora, não deixe para fazer sua declaração no último dia. Faça antes, com tranquilidade, acompanhando. Depois que ele fizer, no outro dia, a declaração já está processada e, se tiver algum tipo de pendência, ele vai ver a pendência. O sistema é bem claro, vai estar de vermelho a pendência. Retificar, se for o caso. Então, o contribuinte não deve deixar para o último dia, para a última hora, para não se aperrear à toa”, finalizou o delegado adjunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo