Empresa registra a expressão ‘mermã’ e só ela pode usá-la de forma comercial

A empresa ‘Mermã, que lindo!’ patenteou a expressão ‘mermã’, tão utilizada no Nordeste, em especial Piauí e Maranhão, e agora só ela pode usar a palavra comercialmente.

Em esclarecimento divulgado no Instagram, a empresa, que vende acessórios, disse que o desejo de registrar a expressão surgiu após perceberem que muitas lojas virtuais estavam usando a palavra.

continua depois da publicidade

A ‘Mermã, que lindo!’ tem duas lojas em Teresina, na Homero Castelo Branco e Riverside Shopping, e uma em São Luís, no Boulevard Shopping Tropical, eles procuraram uma assessoria de escritório especializado em proteção de marcas e patentes para iniciar o processo de registro da marca, que durou dois anos.

A empresa que virou ‘dona’ da expressão inclusive notificou extrajudicialmente uma loja que estava para ser inaugurada e que usava a expressão ‘mermã’, mas teve que mudar para não desagradar a ‘proprietária’ da palavra.

Em esclarecimento publicado no Instagram, a empresa diz que as clientes comemoraram a iniciativa, mas por outro lado, muitos internautas desqualificaram a apropriação de uma expressão cultural e histórica, que não foi inventada pela loja.

Foram tantas manifestações contra o registro da expressão que o administradores do Instagram da empresa desativaram os comentários no esclarecimento.

E você? Acha certo uma empresa se apropriar de uma expressão popular para utilizá-la de forma comercial? Responda a nossa enquete!

Veja o esclarecimento da empresa:
Em respeito aos nossos clientes, consumidores, parceiros e amigos , a “Mermã , que Lindo!” vem a público informar o que segue : A marca “Mermã ” foi registrada junto ao INPI – processos números : 911732918; 911733019;911733045; 911595880.). O desejo de registrar a marca “Mermã ” surgiu logo no princípio , uma vez que houve uma massificação de lojas online no ramo de bijuterias utilizando essa expressão.

Nesse contexto, buscou-se assessoria de escritório especializado em proteção de Marcas e Patentes- Companhia das Marcas- para iniciar o processo de registro da marca.

O processo durou pouco mais de 02 (dois) anos, com deferimento definitivo em meados de junho de 2018.

Foi com grande alegria que dividimos essa vitória com nossas amadas clientes e seguidoras em nossa rede social . Ao passo que a informação também teve por escopo o alerta às empresas online que utilizam essa expressão. Inclusive , notificamos extrajudicialmente uma empresa que estava em vias de ser inaugurada com a expressão ” Mermã “. A divulgação da notícia foi comemorado por muitas das nossas clientes e seguidoras ! Porém, tiveram outros internautas que , acredita-se, por erro de interpretação, discordaram do registro da Marca. Ao que tudo indica, acreditavam que não poderiam mais utilizar essa expressão de maneira alguma. Ocorre que essa proteção é algo meramente empresarial . Em nada prejudicará o uso cultural dessa expressão .

Em verdade, o nome MERMÃ , com o surgimento da loja, teve seu aspecto cultural elevado e valorizado! Os nordestinos , mais especificamente Piauienses e Maranhenses, passaram a utiliza- lá com verdadeira propriedade e de maneira orgulhosa. Enfim , foi dado relevo a essa expressão que é tão NOSSA e continuará sendo !

04/07/2018

Atenciosamente,
Diretoria Jurídica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo