1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo em São Raimundo Nonato

Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.

Para celebrar esse dia em São Raimundo Nonato, foi realizada a 1ª Caminhada Pela Conscientização do Autismo com a participação de pais, familiares, profissionais da Saúde, Educação, professores.

Idealizada pela equipe do Espaço Pedagógico e Psicopedagógico, a caminhada teve como principal objetivo chamar atenção da população em geral para o assunto. “Infelizmente vemos ainda no nosso dia a dia que o preconceito existe em várias situações. O evento também teve esse objetivo de tentar eliminar esse egoísmo e preconceito existente muitas vezes por falta de informação sobre o assunto”, comentou a fonoaudióloga Deborah Dias que esteve na organização da caminhada.

continua depois da publicidade

No Brasil há mais de 2 milhões de casos diagnosticados e em São Raimundo Nonato esses casos também vem aumentando.

A psicopedagoga Loana Negreiros sempre está engajada nos assuntos relacionados a Inclusão. “Falando da Inclusão Escolar por exemplo, incluir um aluno em sala de aula não é apenas aceitar essa criança como mais u integrante da turma. É incentivar, colocar junto com os demais coleguinhas, estimular essa criança a manter contato, brincar, e também se capacitar, estudar mais sobre o assunto. Apoiar a Inclusão também é nossa luta diária’, relata.

A psicóloga Ana Karenina Oliveira afirma que irão continuar com esse trabalho de divulgação desse assunto. “Precisamos continuar trabalhando para informar mais às pessoas de que uma criança autista deve ser inserida na sociedade igualmente as demais crianças típicas. É como se olhassem apenas para as dificuldades que apresentam esquecendo todo o lado positivo. Vamos lembrar que: ser diferente é normal”, comenta.

Veja algumas fotos do evento:

AUTISMO

Autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode prejudicar a socialização, comunicação e o aspecto comportamental. Há uma grande variação dentro desse espectro, por tanto um autista nunca é igual a outro. Pode variar entre os graus leve, moderado e severo. A intervenção precoce ainda é a melhor maneira de ter uma boa evolução em terapias e acompanhamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo