Essa é uma versão dos anos 2006 a 2013 do nosso sistema. Algumas versões mobiles podem não se adptar bem.

 

 
 

 
Publicado em 07/11/2013 - 13:26:29  

Tamanho da fonte:..

 

 

 
MORRE JOÃO JOSÉ, O VAQUEIRO MAIS VELHO DO BRASIL
 
.
 
 
João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902, segundo o seu registro de nascimento. Segundo ele, é um ano mais velho; é de 1901. Na então Vila de Jurema, Distrito-Freguesia de São Raimundo Nonato-PI. O município ainda não existia, e quando foi emancipado ele tinha 10 anos de idade. Hoje se situa o município de Várzea Branca-PI.



Como de tradição na região Nordeste, quando jovem tornou-se vaqueiro, sendo um bom vaqueiro. Por volta de 1920. Naquelas eras, ser vaqueiro era sinônimo de status. E ser um bom vaqueiro, mais ainda. João José ganhou fama na região. Atualmente ganhava destaque a sua idade.

De lá para cá, muitas histórias para contar. Prestes a completar 112 anos de idade, continuava na ativa. Muitas secas enfrentadas, muita luta e muito sofrimento. Ele trabalhou na estrada de ferro, há mais de 90 anos.

Segundo seus netos, ele pouco adoece. Também é inquieto, enérgico. Recusa uma vida sedentária. Construiu uma família enorme. Seguindo aquela tradição das famílias sertanejas, naquelas eras. Famílias numerosas. São 30 filhos. Somando os netos, os bisnetos e os trinetos, são mais de 500 descendentes.

Descanse em paz...
.
.

.> Esta notícia foi vista 2898 vezes

Compartilhe:
..
Comente esta notícia      
 
 

 

 
 © Copyright - Desde 2006 | SaoRaimundo.com
 
 contato@saoraimundo.com