Essa é uma versão dos anos 2006 a 2013 do nosso sistema. Algumas versões mobiles podem não se adptar bem.

 

 
 

 
Publicado em 26/09/2011 - 02:49:45  

Tamanho da fonte:..

 

 

 
Vaqueiro de 109 anos é homenageado durante festividades em Várzea Branca
 
.
 
 
Vaqueiros cavalgaram por todo município e finalizaram com Missa e homenagem ou vaqueiro João José. Autoridades estavam presentes. Veja Fotos!

O vaqueiro João José de 109 anos de idade recebeu uma grande homenagem de vaqueiros de toda região na tarde desse último sábado (24/09) no município de Várzea Branca que está em festividades.

-"Sempre comemoramos o Dia do Vaqueiro em Várzea Branca e essa foi bastante especial em homenagem há meu avó João José", diz o prefeito João Melancia.

Logo no início da tarde aconteceu a transmissão ao-vivo do programa "Toca do Forró" da Rádio Serra da Capivara. Na oportunidade vários sanfoneiros e músicos da região se apresentaram.

Logo em seguida todos os vaqueiros seguiram em cavalgada pelas ruas do município. O evento teve continuidade com uma Missa Especial para os vaqueiros.

GALERIA DE FOTOS:



Estiveram presentes o Deputado Estadual, Antonio Uchôa, o Deputado Federal, Marcelo Castro, o Vice-Governador, Moraes Sousa Filho, o Sec. de Infra-estrutura, Castro Neto, os prefeito Lapinha e Paulo Henrique e diversas autoridades de toda região.

João José Dias, o vaqueiro mais velho do Brasil

João José de 109 anos faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.

João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902. Na então Vila de Jurema, Distrito-Freguesia de São Raimundo Nonato-PI. O município ainda não existia. Hoje se situa o município de Várzea Branca-PI.

Como de tradição na região Nordeste, quando jovem tornou-se vaqueiro, sendo um bom vaqueiro. Por volta de 1920. Naquelas eras, ser vaqueiro era sinônimo de status. E ser um bom vaqueiro, mais ainda. João José ganhou fama na região. Hoje ganha destaque sua idade.

De lá para cá, muitas histórias para contar. Prestes a completar 109 anos de idade, continua na ativa. Não vai mais para o campo, pegar boi. No entanto, João José faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.



Segundo seus netos, ele pouco adoece. Também é inquieto, enérgico. Recusa uma vida sedentária. Construiu uma família enorme. Seguindo aquela tradição das famílias sertanejas, naquelas eras. Famílias numerosas. São 30 filhos. Somando os netos, os bisnetos e os trinetos, são mais de 500 descendentes. O prefeito do município de Várzea Branca-PI, João Melancia, é seu neto.

João José abre esta obra, com sua honrosa apresentação. Ele faz a diferença nessa história, da cultura do vaqueiro. Chega a ser uma lenda nacional. Dificilmente se encontrará um vaqueiro com essa idade, pelo Brasil. No Piauí ele é o mais velho. Pelo Brasil, seguramente ele é um dos mais velhos. Senão, o mais velho.

Enquanto piauienses, nordestinos e brasileiros, nos orgulhamos de um homem dessa grandeza histórica. A história de um vaqueiro de 109 anos fortalece o Piauí. Quanto orgulho para nós piauienses... Quanta honra para nossa Terra Querida...

* Homenagem no livro “Zé Grande, o rei dos vaqueiros”, de autoria do escritor Marcos Damasceno.


Por Darlan Ribeiro - redacao@saoraimundo.com
.
.

.> Esta notícia foi vista 2321 vezes

Compartilhe:
..
Comente esta notícia      
 
 

 

 
 © Copyright - Desde 2006 | SaoRaimundo.com
 
 contato@saoraimundo.com