Pressione Ctrl + F5 e acompanhe as atualizações em tempo real

 

 
 
 

 

Publicado em 27/06/2011 - 09:37:22  

Tamanho da fonte:..

 

 

 
João José Dias, o vaqueiro mais velho do Piauí. Conheça!
.
 
João José de 109 anos faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.

João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902. Na então Vila de Jurema, Distrito-Freguesia de São Raimundo Nonato-PI. O município ainda não existia. Hoje se situa o município de Várzea Branca-PI.



Como de tradição na região Nordeste, quando jovem tornou-se vaqueiro, sendo um bom vaqueiro. Por volta de 1920. Naquelas eras, ser vaqueiro era sinônimo de status. E ser um bom vaqueiro, mais ainda. João José ganhou fama na região. Hoje ganha destaque sua idade.

De lá para cá, muitas histórias para contar. Prestes a completar 109 anos de idade, continua na ativa. Não vai mais para o campo, pegar boi. No entanto, João José faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.



Segundo seus netos, ele pouco adoece. Também é inquieto, enérgico. Recusa uma vida sedentária. Construiu uma família enorme. Seguindo aquela tradição das famílias sertanejas, naquelas eras. Famílias numerosas. São 30 filhos. Somando os netos, os bisnetos e os trinetos, são mais de 500 descendentes. O prefeito do município de Várzea Branca-PI, João Melancia, é seu neto.

João José abre esta obra, com sua honrosa apresentação. Ele faz a diferença nessa história, da cultura do vaqueiro. Chega a ser uma lenda nacional. Dificilmente se encontrará um vaqueiro com essa idade, pelo Brasil. No Piauí ele é o mais velho. Pelo Brasil, seguramente ele é um dos mais velhos. Senão, o mais velho.

Enquanto piauienses, nordestinos e brasileiros, nos orgulhamos de um homem dessa grandeza histórica. A história de um vaqueiro de 109 anos fortalece o Piauí. Quanto orgulho para nós piauienses... Quanta honra para nossa Terra Querida...

* Homenagem no livro “Zé Grande, o rei dos vaqueiros”, de autoria do escritor Marcos Damasceno.
Edição: Darlan Ribeiro - redacao@saoraimundo.com
.
.
.> Esta notícia foi vista 2881 vezes Imprimir

Dê sua Nota:

.

..

Publicidade

 
 
Comente esta notícia      

 
 Comentários pelo Facebook

.
18 Comentários pelo Site

  1. Adamastor Dias | 27/06/2011 - 12:16hs

    Parabéns seu Zé, tenho muito respeito pelo senhor, não somente por ser sobrinho seu, mas por saber que conheci um homem \" mais velho que pé-de-serra\". abraço

  2. Manoel Ribeiro dos Santos | 27/06/2011 - 10:02hs

    Ao tomar conhecimento desta singela homenagem ao Sr. João José, prestes a completar 109 anos de vida, aqui na distante São Paulo, muito me comoveu. Parabéns, seu João e que Deus lhe dê ainda muitos outros anos de vida com muita saúde.

  3. silmarinha | 27/06/2011 - 10:25hs

    É isso aii meu bizá ele é de mais amu de ++ esse homem e o admiro bastante amuuu vcc s2 ♥♥♥

  4. jucivânia costa | 27/06/2011 - 14:46hs

    como amante dessa tradição do vaqueiro fiquei feliz por essa homenagem, e por saber da existência de um homem vaqueiro dessa idade. parabéns marcos damasceno pela sua iniciativa. ah, nçai se esqueça do nosso compromisso, da sua visita a coronel j dias-pi.

  5. Batistão | 27/06/2011 - 10:39hs

    Parabés sr. Zé, o sr leva também o nome do meu avô, Grtande home, que Deus lhe dê miutos anos de vida que vá para guines book.

  6. João Dias de Sousa | 28/06/2011 - 17:12hs

    Moço de Deus, uma pessoa chegar a essa idade já é uma glória. Imagine um vaqueiro, que leva uma vida dura e com muitos maus tratos. João José merece destaque. No Piauí e no Brasil. Não podemos deixar de divulgar um homem desse. Não é todo dia, e em qualquer lugar, que encontramos uma história dessa. Parabéns a família do João José. Cuidem bem dele, para que ele viva mais uns anos. Abraços Marcos Damasceno. E obrigado Darlan, pela iniciativa.

  7. FATIMA AGUIAR | 27/06/2011 - 16:19hs

    Ô MARCOS DAMASCENO, QUE LINDO! BOA INICIATIVA. VOCÊ SABE VALORIZAR AS PESSOAS. TEM O CORAÇÃO BOM.

  8. Maicon Dias | 28/06/2011 - 17:29hs

    Estar de Parabéns esse meu Bisavô, exemplo de coragem e luta pela vida!!!!!!!!!!

  9. Conterrânea | 28/06/2011 - 16:36hs

    Essa história é muito linda! É por isso, e por outras, que tenho muito orgulho do meu estado! Que Deus abençoe, seu João e todos da família. Saúde à todos! Marcos Damasceno, sou sua Fã!! Avante!

  10. Aniceto Ribeiro | 28/06/2011 - 11:10hs

    ah se eu chegasse a essa idade.mas do jeito q eu vou num rojão doido,cachaça, mulher etc. não chego nem aos 40. seu joão vc é um exemplo de vida, um homem em extinção, pelo exemplo de vida.

  11. | 28/06/2011 - 11:20hs

    Que maravilha saber que no nosso estado existe uam pessoa com esta idade e em pleno vigor parabens a familia e que Deus conserve

  12. milton sousa | 28/06/2011 - 11:04hs

    das coisas que me orgulham é vaqueiro. e nsaber que no meu querido piauí tem um vaqueiro com essa história, e principalmente com essa idade orgulha mais ainda a gente. marcos damasceno vc não morrer mais. é imortal.

  13. Manoel de Castro | 28/06/2011 - 17:22hs

    Sou feliz em ter nascido bela cidade e fico feliz quando alguém dessa cidade tem o privilégio de atingir boa idade.Parabens João J osé Dias. Manoel de Castro-DF

  14. raimundo nonato | 28/06/2011 - 20:44hs

    caramba! 109 anos. pense numa história de vida para nos orgulhar. viva seu joão josé...

  15. Ruth de Sousa S | 28/06/2011 - 20:48hs

    Seu João José, o senhor não sabe a emoção que me causou, o orgulho que me deu com sua existência. O senhor é exemplo de vida, como vaqueiro e como ser humano. Esse dia de hoje foi maravilhoso para mim, por conhecer sua história de vida.

  16. pedro gomes de sousa | 28/06/2011 - 22:06hs

    joão josé foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida hoje. saber que vive na nossa visinhança um homem dessa idade e dessa importãncia história é muito gratificante. viva seu joão, o vaqueiro mais velho do piauí.

  17. NILREGI | 29/06/2011 - 19:40hs

    SENHOR JOÃO JOSÉ QUE DEUS LHE COSERVE MAIS TEMPO DANDO ESTE GRANDE EXEMPLO DE CIDADÃO DE NOSSA REGIÃO E QUE SEUS FAMILIARES ZELEM MUITO DO SENHOR ISTO QUE GLORIA. UM ABRAÇO !

  18. marineide dos santos dias | 29/06/2011 - 20:52hs

    Desejo uma vida mais longa para o senhor e tudo de bom espero que tenhamos o prazer de ter o senhor por muito mais tempo com conosco. De sua neta Marineide dos santos Dias e se Esposo Gilmar sua bisneta Gislaine de Brasília Df 29/06/2011

 

 

 

 

 

 

 
 
Outras notícias Facebook
 

 

Ver todas as notícias

 
   
 
Publicidade

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

É permitida a reprodução de matérias deste Portal, desde que citada a fonte.