Uespi de São Raimundo Nonato realiza campanha pelo fim da violência contra a mulher

A Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”, que tem como ponto alto o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, é uma mobilização mundial, praticada anualmente e simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados no enfrentamento à violência contra a mulher.

Desde a primeira edição, em 1991, a campanha já conquistou a adesão de cerca de 160 países e se estende até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 06 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

continua depois da publicidade

Durante os dias de ativismo o objetivo é incentivar reflexões e sensibilizações sobre a situação de violência em que vive parte significativa das mulheres no mundo, mas não somente isso, também intensificar as proposições para seu enfrentamento. Nesse sentido, o curso de História da Uespi/ São Raimundo Nonato realizará entre os dias 07 a 11 de dezembro uma série de debates que colaborem com a discussão. As atividades e são abertas a toda comunidade e acontecerão nas dependências do Campus Professor Ariston Dias Lima .

O evento contará com a participação dos alunos concludentes do curso de história, professoras especialistas no tema e a delegada da mulher da cidade de São Raimundo Nonato, Dra. Cynthia Verena.

Segue a programação:

07/12 ÀS 16H – EXPOSIÇÃO HISTÓRIA E ARTE: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM DIFERENTES ÉPOCAS. (Alunos concludentes do curso de história)

08/12 ÀS 16H – EXIBIÇÃO DO FILME CAIRO 678

11/12 ÀS 16H – OFICINA SOBRE EMPODERAMENTO FEMININO

(Professora Sília Negreiros – Mestra em nutrição e produção animal e professora da rede estadual e muninicipal)

11/12 ÀS 19H –  MESA REDONDA “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE A IMPUNIDADE”

(Dra. Cynthia Verena – delegada da mulher de São Raimundo Nonato

Mona Ayala Silveira – mestra em história do Brasil e professora da Uespi/São Raimundo Nonato)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo