Nova etapa do Mais Médicos oferece vagas para Jurema-PI

Terminou nesta terça-feira (5), o prazo para profissionais brasileiros se inscreverem em uma nova etapa do Programa Mais Médicos.  Foram ofertadas vagas para 557 municípios de todo o país. O Piauí aparece na lista com 9 cidades. São elas: Barras, Cajueiro da Praia, Colônia do Gurgueia, Fronteiras, Jurema, Luis Correia, Parnaíba, São Pedro do Piauí e União. Os candidatos tinham até às 18h para se inscreverem, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) no site do Mais Médicos.

O estado conta com 352 médicos do programa, desses 243 são cubanos que trabalham em 130 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.

Os profissionais que tenham as inscrições validadas poderão escolher até quatro cidades de preferência e concorrer às vagas, de acordo com critérios de classificação e demais normas do Edital. Após o resultado da alocação, os médicos deverão confirmar o interesse nas vagas. A partir da segunda semana de 2018, está prevista a apresentação dos profissionais nos municípios, para homologação e início das atividades.

continua depois da publicidade

Os gestores municipais tiveram até o dia 1º deste mês para confirmar as vagas que serão disponibilizadas para preenchimento pelos médicos. A publicação dos quantitativos de vagas e municípios está prevista para o dia 8 de dezembro, junto à relação de profissionais com inscrição validada nesta primeira fase. Estes poderão indicar municípios de interesse entre os dias 11 e 12 de dezembro.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a OPAS, 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros.

Hérlon Moraes (Com informações do MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo