Fórum cria oportunidade para Piauí desenhar o futuro

Se o Brasil sempre foi descrito como “O País do futuro”, por muito tempo nós mesmos teimamos em enxergar o Piauí como “o estado sem futuro”. A miopia dos que ainda teimam em pensar assim deve sofrer um duro golpe nesta segunda-feira, quando acontece um evento que tende a reafirmar o Piauí como um estado não apenas de um grande futuro, mas de um presente de grandes possibilidades. Um evento que cria a oportunidade para o Piauí desenhar consistentemente o caminho que deseja trilhar.

O evento é o Fórum Piauí Brasil, que traz um subtítulo instigante e preciso: Crise e Oportunidade para o desenvolvimento. O Fórum, realização da Revista Cidade Verde, acontece durante toda a tarde desta segunda-feira, dia 30 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí, a FIEPI. E não será um espaço para discussões genéricas. Não. Porque lá estarão nomes de referência sobre planejamento público e desenvolvimento econômico do Brasil. E que fazem um link direto com nossa realidade.

O primeiro grande mérito do evento será o de olhar o Piauí não como um caso à parte, mas como um estado que pode conquistar um lugar diferenciado na medida em que souber se aproveitar das oportunidades que o Brasil e o mundo – integrados, globalizados – oferecem. Quem ficará responsável pela introdução desse tema fundamental será ninguém mais ninguém menos que Raul Veloso, um piauiense há muito radicado no Rio e considerado o maior especialista do país em planejamento público, sempre com uma visão estratégica integrada.

O tema da palestra de Veloso, que abre o Fórum às 14h30, é  “O problema macroeconômico brasileiro e a capacidade do Piauí de se enquadrar nesse contexto”. Na sequência, será a vez de André Pessoa, um dos mais importantes conhecedores do impacto do agronegócios nas relações socioeconômicas de hoje. Em uma palestra-debate que começa às 16h, Pessoa discorrerá sobre “Inserção econômica do Piauí – uma visão do agronegócios”.  A discussão se completa com um olhar sobre a relação da gestão pública com o setor privado, a cargo de Cláudio Porto, outra referência nacional. A partir das 17h30, Porto falará sobre “Desafios da gestão pública e dos agentes privados na evolução do Piauí”.

O encontro é aberto aos interessados, tais como empresários, políticos, acadêmicos, pesquisadores, estudantes e sindicalistas. As inscrições são gratuitas, feitas pela internet. Para se inscrever, clique aqui.

Deixe sua opnião