Caminhada em São Raimundo Nonato reforça importância dos cuidados no trânsito

Com objetivo de mobilizar a população em torno da campanha SAMUTRAN: Educando para salvar vidas, a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS e a Coordenação do SAMU, realizaram, na última sexta-feira (22), uma caminhada pelas principais ruas da cidade. A expectativa da prefeitura é que a conscientização quanto aos cuidados no trânsito faça parte da rotina diária da população.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

A caminhada deu-se início em frente a Base do SAMU, percorrendo as principais ruas da cidade e finalizando o trajeto na Praça do Relógio, durante a caminhada foi apresentado conceitos da prática cidadã, métodos de prevenção de acidentes e a preservação pela vida, por ser um assunto abrangente foi abordado sobre a importância do uso do cinto de segurança e capacete, respeito ao pedestre e sinalização, entre outros. Na ocasião foi apresentado materiais informativos e educativos a todos que acompanharam e que circulavam pelas vias no momento.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

O secretário de saúde, Jussival Jr, falou da importância do engajamento de toda sociedade na busca da redução de acidentes. “Hoje é o ponto alto das ações onde, juntos com a sociedade, pedimos mais atenção no trânsito e que unidos possamos ter um trânsito mais seguro em nossa cidade”.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

Na oportunidade, foi entregue para a população sanraimundense a Motolância que há 07 anos estava sem funcionamento. A Motolância é veículo de intervenção em casos de urgências e vai ser pilotada por 03 técnicos de enfermagem capacitados que tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso ou em territórios de difícil acesso que as ambulâncias muitas vezes não conseguem passar com facilidade.

A ciclista Laura Fagundes, aprovou a iniciativa da prefeitura e destacou que este tipo de mobilização permite que pedestres, ciclistas e motoristas pensem numa convivência respeitosa no trânsito.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

O Coordenador do SAMU, Rodrigo Oliveira, destacou a falta de atenção como um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes. “Com essa caminhada a prefeitura irá despertar na população que algo está sendo feito e que os acidentes não estão passando despercebidos. Muito bom também ver as crianças aqui, pois desde cedo elas devem ser orientadas”, observou.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

A Prefeita Carmelita Castro, participou da caminhada e enfatizou sobre a educação no trânsito destacando, que a iniciativa é uma semente para que a atenção pela vida faça parte do cotidiano da cidade. “A proposta é fazer com que cada cidadão mude sua atitude, pois acreditamos que a mudança comportamental é fundamental para um trânsito seguro”, afirmou.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

O evento foi encerrado com uma simulação realizada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência – SAMU na Praça do Relógio em atendimento a uma vítima de acidente de motocicleta.  A demonstração fez parte das programações da Semana Nacional de Trânsito. Na oportunidade foi realizado sorteio de brindes para os condutores presentes.

Crédito da imagem: Joaquim Neto

Para atender a equipe do Samu contou com o auxílio da motocicleta equipada com desfilibrador, equipamentos de traumatologia e remédios utilizados em primeiros socorros, além de uma Unidade de Suporte Básico (USB) com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor.

Além dos alunos e professores, estiveram presente servidores, Prefeita Carmelita Castro, Secretária de Assistente Social – Marlene Ribeiro, Secretário de Saúde – Jussival Júnior, Coordenador Municipal de Juventude – Mayron Galvão e policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar.

Deixe sua opnião