Adutora de Engate Rápido será inaugurada nesta sexta-feira (06)

40 mil pessoas serão beneficiadas.

A Adutora de Engate Rápido, obra tão sonhada pela população da região da Serra da Capivara, será inaugurada na sexta-feira (06) pelo Senador Ciro Nogueira, Governador Wellington Dias, Vice Governadora Margarete Coelho, Deputado Estadual Hélio Isaías e pela Prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.

De acordo com o projeto, a adutora tem 26 quilômetros de extensão e deve levar água dos poços da Serra Branca ao sistema adutor do Garrincho, possibilitando o abastecimento de nove municípios da região da Serra da Capivara, beneficiando, a população de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Dirceu Arcoverde e Jurema.

Para a prefeita Carmelita Castro essa é uma grande realização para todos que lutaram pela obra. “Fico muito feliz em poder ver essa obra concluída. Sei do empenho e determinação do senador Ciro para que essa obra fosse realizada, da determinação do nosso governador e da nossa vice governadora e também das incansáveis vezes que o deputado Hélio e eu fomos à Brasília para que essa obra fosse finalmente concluída. Só quero agradecer de coração à todos os envolvidos nesse projeto, a todos aqueles que lutaram para que essa adutora chegasse a São Raimundo Nonato”, disse a gestora.

Segundo o deputado Hélio Isaías, a obra vai amenizar de forma significativa a problemática da crise hídrica na região. “O problema de falta d’água na região é grave e muitas localidades são abastecidas por meio de caminhões-pipas. Então, com a adutora de engate rápido, que recebe esse nome justamente por sua forma de execução, a situação da escassez de água será resolvida de forma significativa. Essa é a realização de um sonho que envolve os governos municipal e estadual e também a bancada federal.

O governador Wellington Dias afirma que a adutora vai dar segurança hídrica, com água boa para a população. “Ocorre que nesta longa seca se verificou que a barragem Petrônio Portela, além de não sangrar para melhorar a qualidade da água, praticamente secou. E aí a necessidade de baterias de poços da Serra Branca onde com esta adutora de engate rápido, vamos dar segurança hídrica para população e com água doce, água boa”.

A obra que vai beneficiar 40 mil pessoas, foi executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e custou R$ 15,4 milhões.

Deixe sua opnião