.
.
 
 
 
  33ºC  
23ºC

 

 

 
 
 

Serra da Capivara

Cidade

Tel. Úteis

Notícias

Jornal do Zé

Bloco Xaveco

Contatos

 

 

 

SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUÍ - BRASIL

 

. Aspectos Históricos

O município de São Raimundo Nonato foi formalmente emancipado no ano de 1850, apesar de toda sua área, ter gozado de plena autonomia eclesiástica desde 1832. Seu nome foi em homenagem ao Padroeiro da cidade: São Raimundo Nonato. Seu território foi ocupado em decorrência da expansão colonial pecuarista que teve, no Rio Piauí e em seu vale, fator de mobilidade, expansão e fixação de criadores oriundos das capitanias de Pernambuco, Bahia e em menor escala e anos mais tarde, do Ceará.

Nos primórdios, toda parte da Bacia do Rio Piauí que viria a ser São Raimundo Nonato era habitada por diversas tribos indígenas. Posteriormente, no primeiro quartel do século XVIII, chegaram os jesuítas à região, já então detentores pelas redondezas de um grande número de fazendas, havidas por herança do falecido sertanista Domingos Afonso Mafrense. Deram-se aos religiosos a tarefa de catequizar os índios.

Houve sangrenta guerra em que o colonizador foi vitorioso e os índios mortos, escravizados ou forçosamente emigrados. E foi justamente pela capacidade de resistência dos nativos que o governo do maranhão – ao qual na época era subordinado à região – licenciou e fez comandante nesta contenda o aventureiro procedente de Oeiras, José Dias Soares, a quem coube, com seus filhos, consolidar a conquista e apropriar para si, bem como para seus amigos e acompanhantes , as terras conquistadas. A tradição oral sustenta que a disposição de combate de José Dias contra os índios se tornara mais intensa, em face do desgosto de ter tido um jovem sobrinho por eles raptado. Encontrado anos depois, inclusive já pai de filhos com índias, seria reconhecido dos pósteros como "O Brabo".

Hoje São Raimundo Nonato está presenciando uma nova etapa de desenvolvimento motivado pelo turismo, com a implantação de uma infra-estrutura que fará da região um dos principais roteiros turísticos do Brasil. O município de São Raimundo Nonato está localizado na mesorregião do sudoeste piauiense, possui aproximadamente 31.744 habitantes e 2.606,8 Km². Foi fundado no ano de 1912. Sua densidade demográfica é: 9,97 hab/km2; Área total: 2.606,8 Km2; Altitude 332m.


Em São Raimundo Nonato localiza-se parte do Parque Nacional Serra da Capivara, um Parque que envolve ao todo quatro municípios, sendo protegido pela UNESCO e que tem 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros.

O Patrimônio Histórico, arquitetônico e cultural de São Raimundo Nonato data da segunda metade do século XIX, quando a vila crescia embalada pelo florescente ciclo econômico e comercial da expansão bovina e extração da maniçoba que atraia, na época, milhares de pessoas dos estados vizinhos Bahia, Pernambuco e Ceará.

Neste momento se implantaram as tradicionais famílias, que alavancaram o desenvolvimento da região. Na saga deste momento percorreu a região o missionário Jesuíta Frei Henrique Pascoal, edificando grandes templos católicos como o de São João do Piauí, Ponta da Serra, São Raimundo Nonato e Remanso.

O município é o pólo de desenvolvimento de uma microrregião, compreendida por 13 municípios. Com uma população superior a 109 mil habitantes, possui uma atividade comercial intensa, conta com três agências bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

São Raimundo está no eixo do principal corredor de ligação do Planalto Central com os Estados do Nordeste. Pela cidade passa o traçado da BR-020, produto de uma das mentes mais fantástica e grandiosamente futuristas do nosso país, Juscelino Kubistcheck. Ela representa um arrojado projeto de integração nacional, base estruturante do desenvolvimento e progresso deste pedaço do Brasil.

Projetada para ligar Fortaleza à Brasília, teve os seus serviços interrompidos, há quase 40 anos, apenas na primeira fase de sua implantação.

Hoje, a herança cultural do nosso povo, as agruras sócio-econômicos, a grande extensão territorial da região e as dificuldades em se prover adequadamente a fiscalização são os fatores estimulantes para que a captura, o tráfico, o comércio e o uso de exemplares da fauna prospere enormemente.

O município possui uma fauna muito diversificada, mas as razões acima têm contribuído para a diminuição e o desaparecimento de algumas espécies.

Ao longo dos tempos, a região foi vítima da caça de subsistência e comercial. Existem animais silvestres que estão extintos, há pelo menos 30 anos, como o tatu canastra.

 

. ATRATIVOS HISTÓRICO-CULTURAIS

Na região central da cidade, entre a Avenida Professor João Menezes e a Praça da Igreja Matriz, encontramos vários casarões estilo colonial, datados do século XIX e início do século XX, alguns bastante deteriorados, mas ainda podemos encontrar outros em perfeito estado de conservação, mostrando os detalhes de sua arquitetura original. Nos arredores da majestosa matriz de São Raimundo Nonato e ao longo do belíssimo vale do rio Piauí foram se edificando os grandes casarões coloniais, modelo português e espanhol.

Em todo o município existem ainda mais de 100 destes prédios que resistem ao tempo e à especulação imobiliária, em favor da arquitetura moderna, cada um deles guardando ainda uma das páginas mais belas da história de São Raimundo Nonato.

A Avenida Professor João Menezes, por ser uma das mais antigas da cidade ainda podemos encontrar vários casarões em todo o seu percurso, percorrendo a Avenida, percebe-se a sua importância pela história do povo impregnada nos antigos casarões, no saudosismo dos que viram a avenida ser transformada. Olhando mais atentamente verificou-se que no ano de 2006 a avenida teve um crescimento vertical acelerado, com isso o aspecto colonial está desaparecendo.

Ainda em São Raimundo Nonato, a 4 km do centro da cidade, no sentido da saída para Remanso (BA), pode-se visitar o Museu do Homem Americano, que possui um valioso acervo que retrata a vida na região desde a pré-história aos dias atuais: peças arqueológicas e paleontológicas, uma sala totalmente pensada a partir da nova concepção museográfica com exposições que utilizam tecnologia avançada para retratar as pinturas rupestres e muita informação antropológica.

A exposição permanente está baseada nos resultados obtidos em três décadas de pesquisas realizadas na região do Parque Nacional. Atualizada regularmente nela se integram as novas descobertas locais e os dados relacionados com a origem do homem e povoamento das Américas, provenientes de pesquisas a nível mundial.

As contribuições de pesquisas interdisciplinares realizadas em torno do tema da interação humana com o ambiente, da pré-história aos dias atuais complementam as informações permitindo assim um detalhamento maior sobre o modus vivendi dos grupos pré-históricos da Serra da Capivara.

O objetivo da exposição é resgatar as identidades culturais indígenas, na sua diversidade, nos diferentes momentos da pré-história através dos diferentes vestígios descobertos, para reconstituir sua cultura material e imaterial. É o que se pode chamar de voltar no tempo mesmo. Aqui não se conta em décadas ou séculos, o Museu do Homem Americano guarda relíquias dos primeiros homens que viveram nas Américas.

As descobertas arqueológicas da região da Serra da Capivara mudaram a maneira de se contar a pré-história e estão registradas no museu, que é mantido pela Fumdham - Fundação Museu do Homem Americano. Funciona de terça a domingo das 9h às 17h. O valor da entrada é de R$ 8,00(inteira) e R$ 4,00(reduzida) para estudantes e grupos com mais de dez pessoas.

O endereço é Centro Cultural Sérgio Motta, s/ nº - Bairro Campestre. É bom saber que a região da Serra da Capivara é bem quente durante o dia, então é importante levar roupas leves, não importa a época do ano.

 

.ATRATIVOS NATURAIS

Parque Nacional Serra da Capivara

A Serra da Capivara a 576 Km de Teresina, capital do estado do Piauí, abriga o mais antigo sítio arqueológico das Américas com suas figuras rupestres tombadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, desde 1991. A Serra da Capivara foi transformada em Parque Nacional em junho de 1979, com 129.140 hectares e tem atualmente mais de 1.000 sítios arqueológicos identificados e catalogados, através do trabalho realizado pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

Encontra-se no Parque Nacional Serra da Capivara a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e a maior concentração de pinturas rupestres do mundo. O Parque tem lindas paisagens do bioma caatinga e tem fomentado o desenvolvimento da atividade turística no município gerando uma boa infra-estrutura receptiva e conta com hotéis, pousadas, restaurantes, aeroporto (em fase de conclusão) e culinária regional.

A guarita mais próxima do centro de São Raimundo Nonato é a guarita de acesso à Serra Vermelha, via PI 140 e está há 25 km do centro da cidade. As informações para visitação podem se obtidas no telefone do Centro de Informações Turísticas Francisco de Assis Negreiros, 89 3582-2602.

 

 

 

Outros atrativos naturais se destacam na região, como:


Pedra e Lagoa de São Vítor   Localizado no povoado de São Vitor, a Pedra de São Vitor é um atrativo natural com uma vista panorâmica propício para rapel e turismo de aventura; A lagoa além de ser fonte de abastecimento da comunidade é um belíssimo belvedere do povoado. Anualmente dois grandes eventos movimentam o calendário turístico-cultural do povoado: a Cavalgada dos Vaqueiros e o Campeonato de Motocross.

Riacho do Fechadão   (comunidade Fechadão – zona rural)  Após o período de chuvas,o Riacho do Fechadão, (que não é perene) propicia o turismo de sol e banho com uma bela paisagem. Freqüentado por famílias e pessoas que vão em grupos com o propósito de lazer, o riacho também oferece opção de pesca para os amantes dessa atividade. Açude Aldeia - construído em 1912, ano de emancipação política do município, com capacidade para 7.235.250 m³, na época considerado milagre dos sertões catingueiros. Teve como administrador-chefe o engenheiro Ciarline, coadjuvado por um seu parente - o técnico Vicente Piccinni.

Hoje com sua capacidade total bem reduzida, devido seu assoreamento no decorrer desses cento e poucos anos. Até pouco tempo era a única reserva de água potável que abastecia a cidade. Com o aumento da população da cidade o Açude Aldeia já não era mais suficiente para abastecer toda a cidade, e também a água já não era tão potável para o consumo humano. Daí com a implantação da adutora da Serra Branca, abastecida por poços tubulares que passou a fornecer água potável e muito saborosa, o Açude Aldeia ficou restrito apenas às vazantes, hortas e abastecimento de alguns moradores ribeirinhos.

Apesar de não ser explorada turisticamente em períodos de enchentes, tem um dos mais belos espetáculos da natureza que é a queda d'água em seu sangradouro, atraindo diariamente a população da cidade para apreciá-la, e alguns aproveitam para banho e pescaria.

Barragem Petrônio Portela   (Povoado Onça – zona rural) antiga aspiração dos habitantes da região, com a finalidade de propiciar abastecimento humano e animal, irrigação, produção de pescado e lazer. Constituindo-se um dos mais belos cartões postais do município, teve início de sua construção em outubro de 1984, após assinatura do convênio no PGE 07/84, firmado entre o DNOCS e o Governo do Estado. A obra forma um lago de 4.500 ha que se estende ao longo de 14 km do rio Piauí, a partir do eixo da barragem, acumulando 181.248 milhões de m³ de águas (DNOCS, 2003).

Dada a grande importância que a Barragem Petrônio Portela representa para São Raimundo Nonato e municípios circunvizinhos, realizou-se um diagnóstico Ecoturístico e Ambiental, traçando o perfil da área e subsidiando o aproveitamento sustentável através da atividade ecoturística. A barragem Petrônio Portela está localizada no rio Piauí, município de São Raimundo Nonato (PI). O acesso ao local de barramento pode ser feito através da BR-343, de Teresina a Floriano, tornando-se em seguida a PI-140, de Floriano a São Raimundo Nonato e a BR-020 no sentido São Raimundo Nonato e São João do Piauí, após percorrer 20 km, entrando à direita numa estrada secundária e seguindo mais 25 km, chega-se ao local da barragem.

 

. SÍMBOLOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO
 
Bandeira do Município:




Brasão do Município:

 

 

. HINO

Hino de São Raimundo Nonato - Piauí

Letra: Teresina de Castro Ferreira

Maestro: Luis Santos

São Raimundo de belas paisagens
Belas serras, mistério e saber;
Serra branca que o poeta cantará
Nas estrofes de um grande querer
Quantas serras te enfeitam e contornam
Capivara de caça e beleza;
É mais verde a paisagem que orna
Estes campos de gado e riqueza.

Estribilho

Nas tuas matas a onça braveja;
Nos teus campos pasteja o caprino.
Nos roçados a mamona e a mandioca
Enriquecem o teu grande destino
Berço amado de filhos ilustre
Espalhados no resto do mundo;
És saudade dos filhos que partem
És o meu grande amor São Raimundo

São Raimundo, cidade bendita,
De ternura, amor e emoção;
São Raimundo, tu és tão bonita
Oh querida Princesa do Sertão.

Nem a chuva que falta nos campos
Nem a seca que estorrica o chão
Nem as noites sem a luz dos pirilampos
Te retiram do meu coração.

Cada palmo de serra e verdura;
Cada gesto de eterna emoção
Mim enternecem na grata ventura
De nascer neste lindo torrão,

São Raimundo, cidade bendita,
De ternura, amor e emoção;
São Raimundo, tu és tão bonita
Oh querida Princesa do Sertão.

. FILHOS ILUSTRES

Coronel José Dias de Souza - Deputado Constituinte
Pedro Alexandrino de Ratz - herói da Guerra do Paraguai
Senador Manuel da Silva Dias
Deputado José Dias de Castro
Deputado Edson Dias Ferreira
Deputado João Batista de Castro Dias (in memorian)
Deputado Newton de Castro Macedo
Deputado Waldemar de Castro Macedo
Deputado Marcelo Castro
Monsenhor Nestor Dias Lima
Giovani de Santana Castro
Coronel Marcos Wilson de Sousa Moura Santos

. PREFEITOS MUNICIPAIS

Manoel José Rubem de Macedo
José Antunes Piauilino de Macedo
Carlos Ferreira de Oliveira
João Vicente de Oliveira
Ângelo Acelino de Miranda
José Dias de Souza
Avelino José de Freitas
Ascendino Pinto de Aragão
Antônio Pojucan Pinto
Francisco Antônio da Silva (Bitoso)
Aristóteles Álvares de Araújo
Manoel José Rubem de Macedo (Néco)
Paulo Salgado
Wirolito Ribeiro Soares
Edison Dias Ferreira
Manoel da Silva Dias
Abdon Moreira Rosado
Francisco Antônio da Silva (Bitoso) – 2° Mandato
Gerson Batista de Castro
Pe. Manoel Lira Parente
Manoel Agostinho de Castro
José Dias de Castro
Manoel Agostinho de Castro – 2° Mandato
Pedro Macário de Castro
Gaspar Dias Ferreira
Tomaz Romão de Assis (vice em exercício)
Juracy Barbosa Marques (substituto)
Saturnino Francisco dos Santos (substituto)
Newton de Castro Macedo
José Cesário de Oliveira (vice em exercício)
Waldir Ribeiro Dias
Newton de Castro Macedo – 2° Mandato
José Cesário de Oliveira (vice em exercício) – 2° Mandato
Gaspar Dias Ferreira – 2° Mandato
Hamilton da Silva Baldoíno
Pe. José Herculano de Negreiros
Avelar de Castro Ferreira (2 mandatos consecutivos)
Pe. Herculano Negreiros (atual)

 

 
 © Copyright 2006-2010 | SaoRaimundo.com
 Rua Virgilio Deusdará, 58 - Centro - São Raimundo Nonato/PI
 Fale Conosco: (89) 9402-6177 / 9423-4233 / 9410-8280
 Email Editorial: redacao@saoraimundo.com
 Diretor: Darlan Ribeiro - MSN: darlan.r.o@hotmail.com